segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Mafalda observando o mundo








Extremos climáticos agora são normais

O clima está cada vez mais incomum nos Estados Unidos. O que era considerado extremo - como enchentes gigantescas, secas mortíferas e nevascas monstruosas - agora é normal. Em um evento organizado pela União dos Cientistas Preocupados, Katharine Hayhoe, uma climatologista na Universidade do Texas, disse a seus colegas: "Nós estamos acostumados a certas condições, mas ultimamente tem acontecido muita coisa estranha". Ela e outro especialista acreditam que a atividade humana esteja provocando mudanças e condições climáticas mais instáveis em todo o mundo.

Jovens líderes na Malásia

Um programa de TV popular na Malásia tem por tema a escolha de um bom imame, ou líder religioso islâmico. Chamado "Imame Muda", ou "Jovem Líder", o programa é filmado em Kuala Lumpur. Os participantes, que têm de 18 a 27 anos vêm de várias formações, são eliminados aos poucos até ficar apenas um competidor. Os prêmios incluem dinheiro e um carro novo. Mas o vencedor também ganha um emprego como imame, uma bolsa de estudos na Arábia Saudita, e uma peregrinação na Meca. Os participantes precisam saber cumprir as obrigações de um imame, conseguir debater sobre assuntos religiosos e atuais e citar trechos decorados do Alcorão. O criador do programa diz que seu objetivo é "atrais os jovens" para o islamismo.

Irresponsabilidades na internet

Muitos usuários de redes sociais não se apercebem das possíveis consequência de revelarem informações pessoais. E essas consequências podem levar tempo para aparecer. Segundo Timothy Wright, diretor de escola citado no jornal australiano Sydney Mornig Herald, "graças à tecnologia, uma palavra impensada, um comentario difamador, uma foto inapropriada, ou divulgação de detalhes pessoais ficam todos registrados para sempre e facilmente disponíveis a qualquer pessoa que tem acesso".Isso significa que "erros cometidos aos 15 anos de idade ainda podem ser acessados por um empregador dez anos mais tarde", disso Wright.

Profissão perigosa

" Um total de 110 jornalistas morreram por causa de seu trabalho em 2009, tornando-o o ano mais mortífero da década passada" para essa profissão, disse o Instituto Internacional de Imprensa, com sede em Viena, Áustria. Em áreas de conflito, como Afeganistão, Iraque, Paquistão e Somália, "os jornalistas foram alvos propositais" em anos recentes, comentou o relatórios. Por isso há menos cobertura da imprensa e uma "preocupante falta de informações sobre os... acontecimentos complexos" nesses lugares. O Iraque foi  o país mais perigoso para os jornalistas na última década, seguido por Filipinas, Colômbia, México e Rússia, nessa ordem.

Grande muralha verde na África


Um projeto pan-africano, criado pela União Africana em 2007, tem por objetivo usar uma muralha verde para combater o avanço do deserto. Do Senegal, no oeste, até Djibuti, no leste, 11 países estão plantando milhões de mudas de espécies apropriadas para criar uma faixa de vegetação verde de 7600 quilômetros de comprimento, por 15 quilômetros de largura. "Precisamos planar espécies que não são de interesse da industria madeireira", disse Aliou Guissé, professor de ecologia de plantas na Universidade Cheikh Anta Diop em Dacar, Senegal. Espera-se que áreas reflorestadas também sirvam de reserva natural e forneçam recursos sustentáveis para comunidades locais.

Terremotos - "os desastres mais mortíferos"

"Os terremotos foram os desastres mais mortíferos da década passada, disse a Estratégia Internacional para a Redução de Desastres, da ONU, com sede em Genebra, Suíça. Dos que morreram de desastres nesse período, quase 60% foram vítimas de terremotos. Esse "perigo natural" continua a representar um sério risco, visto que oito das dez cidades com maior população do mundo estão localizadas sobre falhas geológicas propensas a terremotos. Nos últimos dez anos, mais de 780 mil pessoas morreram em 3.852 eventos classificados como desastres.

Castigo para motoristas ruins

Autoridades na Índia estão experimentando um novo método para punir os maiores infratores de trânsito. Para ajudar esses motoristas a ver como é difícil resolver os problemas que causam, eles devem trabalhar como guardas de trânsito. Assim, em vez de simplesmente fazer os infratores encostar o carro e multá-los, a polícia de Gurgaon, no noroeste da Índia, também exige que eles trabalhem como os guardas por trinta minutos ou mais para orientar o trânsito. Alguns motoristas admitem que isso os fez mudar de atitude."Emitimos mil [multas] para infratores em Gurgaon todo dia", conta Bharti Arora, vice-comissário de policia local. "Poderíamos ter mil 'guardas' a mais por dia"

Curiosidades


  • Uma igreja católica no Brasil está cobrando uma multa equivalente a 300 dólares de noivas que se atrasam para o casamento. Os noivos devem deixar um cheque assinado antes da cerimônia. Caso cheguem no horário combinado, eles recebem o cheque de volta. - G1, Brasil
  • Às vezes, cientistas são pegos de surpresa por terremotos [como os que ocorreram na Nova Zelândia e no Haiti] porque eles ocorrem em falhas desconhecidas... Isso levanta uma pergunta preocupante:quantos terremotos grandes estão à espreita em falhas subestimadas ou desconhecidas? - THE NEW YORK TIMES, EUA.
  • Amostras colhidas nos centros urbanos de toda Inglaterra revelaram que os teclados de caixas eletrônicos estão contaminados com tantas bactérias nocivas quanto os assentos sanitários de banheiros públicos. - THE TELEGRAPH, GRÃ-BRETANHA.
  • O número de pessoas que sobreviveram ao câncer nos EUA quadruplicou desde 1971, chegando a cerca de 12 milhões... Isso se deve em grande parte ao diagnostico precoce por imagem, tratamentos mais eficazes e um acompanhamento médico de mais qualidade - UC BERKELEY LETTER, EUA.
  • Calcula-se que os desastres naturais custaram 380 bilhões de dólares à economia mundial em 2011. O terremoto no Japão foi o "mais caro de todos os terremotos, com prejuízos de 210 bilhões de dólares - sem mencionar o acidente nuclear de Fukushima". - NEW SCIENTIST, GRÃ0BRETANHA
  • Nos últimos 20 anos, cerca de 800 mil russos se suicidaram - ROSSIISKAYA GAZETA, RÚSSIA

Vida em troca de dinheiro

Será que alguém trocaria um ano de sua vida por 1 milhão de euros? Na Alemanha, mais de 1 em cada 4 homens e 1 em cada 6 mulheres disseram que sim, segundo uma pesquisa do instituto Emnid solicitada pelo Reader's Digest Deutschland. Quanto mais jovem o entrevistado, mais disposto ele estava a aceitar a proposta - 29% daqueles entre 14 e 29 anos e 25% dos entre 30 e 39 fariam a troca. Mas, quanto mais velha a pessoa, mais valor dava à vida. Apenas 13% dos entrevistados entre 50 e 59 anos e 11% dos com mais de 60 anos estavam dispostos a vender um ano de sua vida.
E você!?

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cobaias de Cosmético

'Necessários', 'cruéis' ou as duas coisas, os testes em animais ainda soam como um tabu não só na área da beleza como também nas univercidades; e o público interessado fica sem informação. O jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria dia 10 de julho desse ano falando sobre protestos para acabar esses repugnantes testes.

ANDREA VIALLI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A pressão de consumidores pelo fim dos testes em animais na indústria de cosméticos tem levado alguns países a reformularem a legislação do tema. Na União Europeia, a meta é acabar com esses testes até 2013. No Brasil, já se começa a estudar as alternativas às cobaias, mas discutir o tema parece tabu.
Embora muitas empresas respondam que não usam bichos em estudos de novos produtos, falta transparência. São raras as embalagens que trazem a informação.
No mundo, os testes estão na berlinda por serem considerados cruéis. Todos os anos, cerca de 100 milhões de bichos são empregados em pesquisas científicas só nos EUA, segundo estimativa da Peta, ONG de proteção animal famosa pelas suas campanhas com celebridades.
Coelhos, hamsters e camundongos são usados em laboratórios para verificar se componentes de cosméticos podem causar irritação ou alergia em humanos. Em geral, essas avaliações são feitas com novos ingredientes. Para testar se um novo xampu pode irritar os olhos, por exemplo, substâncias são pingadas diretamente, por dias, em córneas de coelhos.

NA VITRINE
Em simulação realista feita na vitrine de uma loja, em Londres, a ativista Jacqueline Traide se submete a testes realizados em bichos pela indústria
Para chamar a atenção sobre o tema, uma ativista britânica se submeteu a um protesto que chocou Londres, em abril. Jacqueline Traide, 24, passou dez horas exposta na vitrine de uma loja de cosméticos sendo submetida a todo tipo de "tortura": imobilizada, teve o cabelo raspado, recebeu injeções, foi forçada a engolir substâncias e produtos foram aplicados em seus olhos como se ela fosse uma cobaia.
O objetivo do ato foi simular alguns dos procedimentos mais comuns que acontecem na indústria da beleza.
Mas já há alternativas para a maior parte dos testes feitos hoje em seres vivos.
Algumas dessas tecnologias in vitro ainda precisam ser validadas (ter eficácia científica comprovada) no Brasil. Os métodos alternativos também são mais caros, o que demanda maior investimento das empresas.
Fora do Brasil, o caminho do consumidor interessado em escolher marcas de cosméticos que não usam cobaias é mais rápido. Muitos fabricantes informam sobre isso nos rótulos. Há selos de certificação, como o "Cruelty Free" (veja à pág. 7), concedido pela Peta após pesquisas. Além disso, a ONG também divulga listas, atualizadas semana a semana, com os nomes das empresas que testam e das que não testam em animais. A relação está disponível em www.peta.org.
Por aqui, a veterinária Gabriela Toledo criou o Pea (Projeto Esperança Animal). A ONG também apresenta uma lista em seu site (www.pea.org.br) das empresas que não realizam testes em animais no Brasil. Para constar na lista, basta o fabricante fazer uma declaração atestando que não realiza o procedimento.
"No começo, íamos atrás das empresas questionando sua política de testes. Muitas nos ignoravam ou enviavam respostas evasivas. Hoje, são elas que nos procuram", diz Toledo. A lista brasileira tem 97 empresas.
A saída é a rotulagem obrigatória, na opinião da veterinária. "Saber se determinado produto foi testado ou não em animais é direito do consumidor, mas é negligenciado."
Até marcas que afirmam ter banido esses testes, como Unilever, P&G e Natura, não colocam essa informação nas embalagens.
"Faz parte da conduta da empresa não fazer propaganda sobre esses benefícios nos rótulos", afirma Elisabete Vicentini, gerente de segurança do consumidor da Natura. A companhia aboliu os estudos em cobaias em 2006. A Abiphec, entidade que reúne fabricantes de cosméticos e produtos de uso pessoal, ressalta que "a informação não é obrigatória e vai da decisão da empresa".
Um projeto de lei sobre bem-estar animal que prevê, entre outros pontos, a obrigatoriedade de informar sobre testes em bichos nas embalagens dos cosméticos, está parado na Câmara há cinco anos. "As coisas mudaram, há mais consciência sobre essa questão. Não dá mais para ficarmos sem legislação sobre o assunto", acredita o deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB-SP), autor da proposta.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tirar Uma Soneca Pode Fazer Bem.

Um estudo com mais de 23 mil gregos concluiu que tirar uma soneca durante o dia, no mínimo três vezes por semana, pode reduzir em  37% o risco de morte por ataque cardíaco."Existem muitas evidências de que o estresse , quer agudo, quer crônico, está relacionado com doenças cardíacas", explicou Dimitrios Trichopoulos, pesquisador e epidemiologista na Escola de Saúde Pública de Harvard, EUA. " Uma sesta",disse ele, "pode agir como um processo de liberação de estresse e reduzir o número de mortes causadas por doenças cardíacas".

Guerras Consomem Recursos da África.

"Entre 1990 e 2005, 23 nações africanas estiveram envolvidas em conflitos , e o custo total foi de aproximadamente 300 bilhões de dólares" , disse o Jornal International Herald Tribune." O dinheiro que a africa esta gastando  pode ser usado para resolver a crise de HIV e da AIDS no continente, ou para fornecer educação e água, e para prevenir e tratar a tuberculose e a malária",disse a presidente da Libéria, Ellen Johnson - Sirleaf. "Literalmente, milhares de hospitais, escolas e estradas poderiam ter sidos construídos".O jornal concluiu que, sem guerras, a África "poderia ser um continente próspero, em vez de o mais pobre do mundo"

Ícones Religiosos São Alvo De Ladrões.

 "Nos últimos 5 anos, mais de mil igrejas foram roubadas na Rússia ", relatou a revista Russky Newsweek. Segundo registros no Ministério De Assuntos Internos Da Rússia,aproximadamente 40 mil ícones religiosos foram roubados.Agora, por meio de um acordo entre o ministério e a Igreja Ortodóxa Russa, todos os ícones das igrejas receberão uma forma de identificação especial, visível apenas quando exposta a luz ultravioleta.Isso ajudará investigadores a identificar os verdadeiros donos dos ícones recuperados.Segundo a revista Russky Newsweek, o Patriarcado de Moscou aprovou essa medida "visto que essa marca de identificação 'terrena' não afetará as propriedades milagrosas do ícone".

Curiosidades

Curiosidades

  • Estima-se que até 60% dos computadores usados em escritórios nos E.U.A fiquem ligados durante a noite.Em resultado disso, cerca de 14,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono são emitidas sem necessidade por usinas elétricas todo ano. - World Watch,EUA.
  • Um fumante perde quanto tempo de vida?
          Em média, de 5 a 10 anos. - UC BERKELEY WELLNESS LETTER, EUA.
  • "Ventos alísios, que predominam o pacífico,têm acumulado, ao longo dos anos, uma enorme quantidade de lixo flutuante."A área coberta por esse lixo chega agora a ter o tamanho da Austrália(2008). - LA DÉPÊCHE DE TAHITI, TAITI
  • Nos últimos 20 anos , o número de desastres naturais no mundo inteiro quadruplicou.Mais de 250 milhões de pessoas são afetadas anualmente. - EL UNIVERSAL, MÉXICO.
  • Apanhada na Antártida, a maior baleia azul de que se têm registro era de uma fêmea adulta de 33 metros a baleia azul pode pesar até 150t(toneladas). Só o peso de sua língua equivale ao peso de um elefante adulto!Imagine só - Seu folho já nasce com 3t(toneladas) e de 7 a 8 metros de comprimento!
    A baleia azul tornou-se praticamente extinta nos anos 60 e hoje ainda corre grande perigo de extinção.
  • No Reino Unido foi realizado uma pesquisa com quase 9 mil pacientes que foram submetidos a cirurgias cardíacas entre 1996 e 2003.Constatou-se que o número de mortes entre os que receberam transfusão de glóbulos vermelhos, em comparação com os que não receberam, foi três vezes maior no período de um ano após a cirurgia, e quase seis vezes maior no período de trinta dias. - NEW SCIENTIST, GRÃ-BRETANHA.
  • Uma pesquisa nos EUA sobre violência domestica realizada com 420 homens descobriu que "aproximadamente 3 em cada 10 deles haviam sido espancados ou agredidos de outros modos"por suas parceiras.- AMERICAN JOURNAL OF PREVENTIVE MEDICINE.